A tecnologia não apenas facilitou a comunicação, mas também a tornou mais rápida, eficiente e personalizada.
As ferramentas digitais permitem que corretores e clientes se conectem instantaneamente, compartilhem informações e documentos, e realizem todo o processo de compra e venda de forma online, desde a busca por imóveis até a assinatura do contrato.
E o Whatsapp é uma destas ferramentas que se tornou essencial para a vida de muitas pessoas, inclusive no mercado imobiliário. É através dele que enviamos mensagens, fotos, vídeos, documentos e até mesmo realizamos chamadas de voz e vídeo.
Ao disponibilizar seu número em diferentes canais de divulgação, os corretores garantem que os interessados possam iniciar conversas de modo instantâneo e sem barreiras.
Isso é especialmente útil em um mercado cada vez mais competitivo, onde as oportunidades podem surgir a qualquer momento e os clientes podem ter dúvidas ou interesse em um imóvel fora do horário convencional de atendimento.
É claro que nada é automático e o sucesso do uso do Whatsapp depende também da maneira como ele é utilizado para se comunicar com os clientes.
Mensagens genéricas ou em massa podem ser percebidas como intrusivas ou impessoais, o que pode prejudicar suas relações em vez de fortalecê-las.
Também é importante considerar o momento e a frequência das mensagens enviadas. É preciso encontrar um equilíbrio entre manter os clientes por perto e respeitar sua privacidade e conveniência.
Fique com a gente, pois aqui vamos falar:
- Por que o agente imobiliário deve usar o WhatsApp?
- As principais vantagens do WhatsApp Business
- Dicas para utilizar na sua comunicação por WhatsApp
- Como se comunicar de forma correta com os clientes
- E muito mais…
Por que o agente imobiliário deve usar o WhatsApp?
Na verdade, a pergunta certa é: por que alguém se recusaria a usar o WhatsApp como estratégia de negócio?
As vantagens oferecidas pela ferramenta são inúmeras.
Sua capacidade de enviar mensagens instantâneas, imagens e até mesmo de fazer chamadas de voz e vídeo oferece aos agentes imobiliários uma maneira conveniente de se comunicar com os clientes em tempo real.
O acompanhamento regular, o envio de atualizações sobre o mercado imobiliário e a oferta de dicas úteis relacionadas à compra ou aluguel de imóveis podem ajudar a estabelecer uma relação de confiança e fidelidade.
As principais vantagens do WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp que oferece recursos adicionais projetados especificamente para fins comerciais
Com ele você pode criar um perfil comercial completo, incluindo nome, logotipo, descrição, endereço, horário de funcionamento e outras informações relevantes.
Além disso, é possível organizar os contatos por categorias, como clientes, leads e parceiros, facilitando a comunicação e o acompanhamento das interações. Ótima solução para qualificar melhor os seus leads imobiliários.
A ferramenta também oferece recursos para enviar mensagens personalizada,, segmentando o público de acordo com seus interesses e necessidades.
Também é possível automatizar tarefas, como enviar mensagens de saudação e respostas automáticas, otimizando (e muito) o seu tempo.
O WhatsApp Business é gratuito e fácil de usar. Para começar, basta baixar o aplicativo nas lojas Android ou iOs.
E sim, é possível ter o WhatApp normal e Business no mesmo celular.
Na verdade, essa é uma ótima maneira de manter sua vida pessoal e profissional separadas. Isso ajuda a evitar confusões e assegura que as suas interações com os clientes sejam tratadas de forma profissional e oportuna.
Tenha uma boa foto de perfil
Um erro muito comum de muitos corretores está relacionado à sua apresentação pessoal no WhatsApp.
A falta de uma foto de perfil apropriada e profissional pode minar a sua credibilidade e confiança no primeiro instante.
Sua imagem é o seu cartão de visitas, e como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”.
Evite fotos pessoais informais, como selfies tiradas em momentos de lazer, e prefira uma imagem que reflita o seu lado profissional como corretor de imóveis.
Venda seu peixe, mas não force a barra
Você pode vender o seu peixe pelo WhatsApp, mas não tente fechar uma venda diretamente.
Tente, antes, ir além de simples trocas de mensagens com o cliente.
Nesse sentido, convidá-lo para uma visita presencial ao escritório ou, ainda melhor, ao imóvel desejado, pode ser um caminho mais suave até a negociação.
Ao fazer isso, você demonstra um interesse genuíno em entender e atender às necessidades da pessoa com quem você conversa.
Cuidado com erros de português
Tenha bastante cuidado ao escrever suas mensagens.
A comunicação escrita é a principal forma de interação no WhatsApp, o que torna cada palavra e frase uma representação direta da sua competência.
Erros gramaticais e ortográficos podem ser interpretados como falta de atenção aos detalhes ou falta de conhecimento, acabando com a confiança que o cliente pode ter em você.
Neste sentido, use e abuse de ferramentas de correção ortográfica e gramatical, mas sempre vale aquela máxima, né?
“Nunca é tarde para aprender”.
Se você tem dificuldades para escrever bem, vale a pena treinar.
Você pode usar, por exemplo, plataformas como a Redação Online para desenvolver a sua escrita e obter feedback em tempo real de professores de redação.
É importante também manter um tom profissional e cortês em todas as interações, evitando gírias, abreviações ou linguagem informal que possa ser interpretada de forma negativa pelos clientes.
Pode mandar áudio para os clientes?
A melhor resposta para isso é: depende.
O envio de áudios pelo WhatsApp pode ser útil em diversas situações.
E também pode humanizar bastante o seu contato.
Você pode, por exemplo, transmitir emoções e entonações, por meio da voz, o que pode ajudar a estabelecer uma conexão mais forte e autêntica.
Entretanto, nem todos gostam de áudio, especialmente se forem longos.
O ideal é que antes de enviar um áudio, você pergunte ao seu cliente se pode.
Isso não apenas demonstra respeito pelo seu interlocutor, mas também ajuda a garantir que a sua mensagem seja bem recebida.
Estratégias para WhatsApp
Preparamos um e-book completo para tratar de algumas estratégias que você pode utilizar para alugar e vender imóveis no WhatsApp.
Você pode baixá-lo clicando aqui.
Ficou com alguma dúvida?
Amamos responder as dúvidas de nossos clientes.
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