Logo_1M2_Horizontal_Claro

CRECI para Pessoa Jurídica: como fazer?

Três profissionais não identificados sentados à mesa durante uma reunião imobiliária com um modelo de casa no centro, representando o tema

Sumário

Resumo deste conteúdo

O CRECI é essencial para quem trabalha com imóveis, seja como corretor autônomo ou dono de imobiliária. Ele é necessário para garantir legalidade e credibilidade no mercado. Existem dois tipos: o CRECI físico para indivíduos e o CRECI jurídico para empresas. Ter o CRECI em dia é obrigatório e fundamental para o sucesso no ramo imobiliário. Antes de obter o CRECI para Pessoa Jurídica, é necessário que pelo menos um sócio ou responsável técnico tenha o CRECI físico. Assumir essa responsabilidade é o primeiro passo para construir um negócio sólido no setor imobiliário.

Quem quer trabalhar com imóveis precisa manter o CRECI em dia!

Se você está entrando no mercado agora, saiba que o CRECI I é o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, um órgão que regulamenta e fiscaliza a atividade dos profissionais que atuam no mercado imobiliário. 

Pense nele como um guardião que garante que os corretores de imóveis estejam capacitados e atuando de modo ético e legal.

Então, para ser um agente imobiliário legalmente reconhecido, é necessário se registrar no CRECI. 

É como se fosse a carteira de identidade da profissão.

Esse registro comprova que o profissional passou por uma formação adequada, está apto a exercer a função e está comprometido em seguir um código de conduta ética.

Mas por que é tão importante manter o registro em dia?

Bem, imagine que você está contratando alguém para ajudá-lo a comprar ou vender um imóvel. 

Você certamente deseja alguém que tenha sido treinado, que entenda das leis que regem as transações imobiliárias e que possa orientá-lo da melhor forma, certo? 

O registro no CRECI é uma garantia de que o profissional atende a esses critérios.

Se quiser se aprofundar neste assunto, saiba que temos um conteúdo completo sobre o que é o CRECI aqui.

A intenção do artigo de hoje é tirar algumas dúvidas sobre o CRECI para Pessoa Jurídica.  

E quando falamos sobre o CRECI para Pessoa Jurídica, estamos nos referindo ao registro não apenas do profissional individual, mas também da empresa ou escritório que atua no ramo imobiliário. 

É como se a empresa também tivesse sua própria identidade no mundo dos negócios imobiliários.

Fique com a gente, pois aqui você aprenderá:

  • O que é CRECI;
  • Qual é a diferença entre CRECI físico e CRECI Jurídico;
  • Vantagens do CRECI Jurídico;
  • E muito mais…

 

O que é CRECI

Imagem de dois profissionais imobiliários. Um deles segura uma maquete de casa branca, simbolizando a prestação de serviços no setor imobiliário com ‘CRECI para Pessoa Jurídica’.

Novamente, a intenção deste artigo não é explicar o que é o CRECI, mas resumidamente, podemos dizer que é o órgão que regula e fiscaliza a atividade dos profissionais e empresas que atuam no mercado imobiliário. 

O órgão também oferece orientação e promove capacitações para os corretores e, em casos de infração às normas e regulamentos, o CRECI tem o poder de aplicar penalidades, que podem variar desde advertências até multas e suspensão do registro.

Trabalhar como corretor de imóveis sem o devido registro no CRECI é uma violação direta da Lei Federal 6530/78, que estabelece essa obrigação. 

Portanto, é imprescindível que os corretores de imóveis mantenham seu registro no CRECI em dia, cumprindo todas as exigências estabelecidas.

 

CRECI para Pessoa Jurídica: qual a diferença?

Vamos falar sobre esses dois tipos de CRECI: o CRECI físico e o CRECI jurídico.

O CRECI físico é aquele que a maioria das pessoas conhece. Ele é o registro individual de cada corretor de imóveis, como a identidade única de cada profissional.

Já o CRECI jurídico é um pouquinho diferente. Ele é voltado para as empresas do ramo imobiliário, como imobiliárias e construtoras.

Assim como os indivíduos precisam do CRECI físico, as empresas precisam do CRECI jurídico para mostrar que estão dentro da lei e prontas para fazer negócios.

Se você está pensando em ser um corretor de imóveis independente, trabalhando por conta própria ou até mesmo se associando a uma imobiliária já existente, o seu passaporte para esse mundo é o CRECI físico. 

Agora, se a sua visão é maior e você sonha em abrir a sua própria imobiliária, então o que você precisa é do CRECI jurídico.

 

Vantagens do CRECI Jurídico

Ter o CRECI jurídico para a sua imobiliária traz uma série de benefícios que vão muito além do simples fato de estar legalmente autorizado a operar no mercado.

Uma das principais vantagens é a credibilidade que isso confere ao seu negócio.

Quando você trabalha como empresa, seja uma imobiliária ou uma construtora, a sua imagem como prestador de serviços se torna mais confiável. 

Além disso, ao operar como empresa, você pode atrair um número muito maior de interessados nos seus serviços.

Isso porque muitas pessoas preferem lidar com empresas do que com profissionais autônomos, pois enxergam na empresa uma estrutura mais capacitada para oferecer serviços.

Outra vantagem do CRECI jurídico é a possibilidade de expandir o seu negócio e construir uma marca forte.

Com o tempo, sua imobiliária pode se tornar referência na região em que atua, atraindo cada vez mais clientes e oportunidades de negócio.

 

Como conseguir o CRECI para Pessoa Jurídica?

Antes de obter o CRECI para Pessoa Jurídica, é necessário que pelo menos um dos sócios ou responsáveis técnicos da empresa possua o CRECI físico. 

Isso garante que pelo menos uma pessoa ligada à empresa esteja devidamente capacitada e autorizada a atuar como corretor de imóveis.

Essa exigência faz todo sentido, afinal, para que uma imobiliária funcione bem é preciso que haja pelo menos um profissional qualificado para orientar e supervisionar as atividades relacionadas à intermediação imobiliária.

E isso é válido mesmo se considerarmos que você pretende contratar outros corretores, a responsabilidade pela empresa recai sobre você.

Você será o representante legal e terá o dever de garantir que todas as operações estejam em conformidade com as normas e regulamentos do setor imobiliário.

Então, se você está pensando em abrir uma imobiliária ou qualquer outro tipo de empresa no ramo imobiliário, lembre-se de que o primeiro passo é garantir que pelo menos um dos sócios ou responsáveis técnicos tenha o CRECI físico. 

E se você quer algumas dicas para passar no exame do CRECI, confira nosso artigo aqui.

 

Ficou com alguma dúvida? 

Seja você um corretor de imóveis autônomo ou esteja considerando abrir sua própria imobiliária, o CRECI é essencial. 

Ter o CRECI em dia não apenas é uma obrigação legal, mas também é uma garantia de credibilidade e profissionalismo no mercado imobiliário

Se ficou com qualquer dúvida, fale conosco nos comentários!

Participe de nossa comunidade

Você é um agente imobiliário apaixonado por imóveis e está em busca de conteúdo relevante e atualizado para aprimorar suas habilidades e alavancar suas vendas?

Então venha para o nosso grupo no WhatsApp e leve sua carreira ao próximo nível.
Compartilhe o conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo relacionado